Novidade

Entendendo O Compressor De Ar
Entendendo o compressor de Ar

O compressor de ar é um equipamento versátil e útil não apenas em obras, mas em muitos estabelecimentos também, como serralheiros, marceneiros, oficinas e martelinhos de ouro, entre outros. Embora sejam equipamentos de um porte e peso razoáveis, os compressores geralmente possuem uma mecânica simples de funcionamento: nos modelos convencionais, uma espécie de sistema de pistões (semelhante a motores), é usado para comprimir o ar, armazenando-o ou empregando-o em alguma tarefa.

O pistão comprime o ar armazenado da mesma forma que um êmbolo em uma seringa, “empurrando” o ar comprimido para dentro do tambor. Instrumentos indicam o nível de pressão dentro do tanque do compressor de ar, de modo que operadores experientes podem verificar a hora certa de utilizar o equipamento. Há alguns tipos distintos de compressores, que funcionam diafragmas de borracha, que evitam o contato do ar comprimido com as partes móveis da máquina, permitindo que o ar comprimido seja armazenado sem a contaminação de sujeita ou lubrificantes – geralmente usados em processos industriais, esses compressores são particularmente indicados para processos de pintura que exijam maior precisão.

Posicionando o compressor de ar

Um compressor é geralmente produzido em peças reforçadas, que proporcionam segurança ao operador e ao entorno do local onde ele será utilizado, evitando vazamentos e explosões. Entretanto, é sempre bom verificar a existência de possíveis vazamentos já durante o processo de enchimento do reservatório, só por garantia.

Entre as peças que precisam ser limpas ou trocadas com alguma frequência está o filtro de ar do compressor. É indicada a limpeza da peça duas ou três vezes por semana, e sua troca no máximo a cada 200 horas de uso do equipamento.

Os compressores são geralmente utilizados na etapa de pintura da obra e de acabamento, por isso é melhor deixar para alugar o equipamento durante essas etapas do processo de construção. Por ser uma máquina potencialmente perigosa, a melhor política é evitar sua exposição à queda de materiais de construção e às etapas que exigem grande movimentação no canteiro. Sempre mantenha o compressor de ar longe de equipamentos rodantes, como tratores, ainda que ele esteja sendo utilizado para calibrar pneus.

Para limpeza, é sempre possível utilizar equipamentos de hidrojateamento que funcionem em conjunto com o compressor de ar, mas evite utilizar somente o ar para fazê-lo.