Novidade

Desvendando O Misterio Das Valvulas
Desvendando o mistério das válvulas

A válvula é o dispositivo que permite a entrada ou a saída dos gases do cilindro. Ao menos duas delas são necessárias, por isso temos a válvula de admissão e a de escape. Como os nomes já sugerem, a válvula de admissão permite a entrada da mistura ar+combustível no cilindro, enquanto a de escape permite que os gases resultantes da combustão sejam expulsos da câmara de combustão.

A maior parte da frota nacional é de carros de 4 cilindros e 8 válvulas, mas é possível encontrar muitos carros nas ruas com o emblema “16V”, que significa que o automóvel tem 4 válvulas por cilindro.

Na prática, o que muda é o desempenho do carro. Um carro com 16V tem mais potência e pode desenvolver maior velocidade, mas tem pouco torque (força). Se a maior utilização do seu carro é na cidade você não perceberá vantagens em ter um carro com 16V, pelo contrário, no anda e pára do trânsito, torque é mais importante que potência. Além disso, carros com 8V têm arrancadas melhores, justamente por causa da força.

Outra vantagem do motor com 8V na cidade é com relação à troca de marchas. Como ele tem mais força a troca de marchas diminui um pouco. Você consegue passar por uma lombada em terceira marcha com um motor de 8V sem que ele reclame, com um de 16V é obrigado a trocar para a segunda marcha.


Já nas estradas, as velocidades finais alcançadas por motores com 16V são mais interessantes além do motor lidar muito bem com a potência exigida, sem fazer barulho, como é comum entre os carros de 8V.

Considere sempre as condições de uso antes de escolher as características do seu carro. Pode economizar seu dinheiro e otimizar a experiência com o automóvel.